Páginas

16 de jul. de 2021

Ligia Soares Skrebsky Me sentindo animada, para ouvi-lo. A cada amanhecer, acordava lá na roça, com o canto do Galo Salomão. Ia logo para a mangueira... que felicidade! ... ganhava o 1º apojo. Prosperávamos, nós, gente da roça, os irmãos e nossos pais... sonhei por esses dias com a casa da roça, não existe mais, a roça foi repartida entre os herdeiros... mas sonhei com a varanda, era grande e acolhedora... ali,fazíamos as refeições. Havia a mesa principal, sentavam-se, à mesa: meus pais meus irmãos maiores e as visitas. Numa mesinha com 6 cadeirinhas, nós as menores. Minha mãe fazia de tudo para que tívessemos um veraneio agradável, ela, até tirava coelho da cartola. O Capataz via que o meu interesse era pela galinhas, galos, pintinhos, marrecos e gansos...rindo ele trazia milho e desenhava embaixo daquela figueira frandosa, um grande círculo. Era lindo de ver: para ali, iam todos aqueles galináceos, comerem o milho, ficava um círculo de aves e de todas as cores. A senhora dele, era a cozinheira. Ele passava me cuidando, porque eu rezava pelos animais... via-me fazendo o sinal da cruz e rezando... assim o fiz, até a roça ser partilhada. Uma vaca caíra num barranco, ele queria sangrá-la e dar o fim ao animal. Meu pai não deixou...fiquei sabendo, eu tinha a Valeska pequena. Daqui de Santa Maria peguei um ônibus, fui até a roça, por vários kms. Andei muito a pé pelas picadas, mas cheguei lá. A vaca estava agonizando. Falei com ela, e disse-lhe vou rezar e você vai partir. Orei... e sai, e quando estava dando a volta para o lado oeste do casarão, seu Celico, apareceu, e disse-me sorrindo... nos seus olhos vi surpresa: - a vaca morreu. Assim que me virei, lá ia ele com um facão, numa das mãos e a outra, puxava a vaca por uma perna, passando pela porteira e sumiu coxilha abaixo, depois não o vi mais... Essas lembranças, tão alegres e reais, me sinto ainda próspera e agradecida a Deus, e por aqueles que eu encontrei, nas minhas caminhadas... tenho um novo projeto e tenho certeza, que será abençoado, e me trará muita prosperidade, 💚 ele é bem grande, dará mais que dez Ligias... vou em frente...Agradeço-lhe o vídeo... seja abençoado e feliz

Nenhum comentário: