Páginas

25 de mar. de 2015

A PAIXÃO DE CRISTO


Eram os anos de 1955, 56 e 57. Internato de Vale Vêneto. 6ªa feira e sábado de retiro. Meditávamos a morte de Cristo, percorrendo a Via Sacra. Acordávamos e deitávamos ao som de uma matraca. Sino nenhum tocava. Era finados. Contrita, pensava na agonia, flagelo e crucificação de Jesus. Avaliava o tanto de dor que ele sentia. Foi condenado, porque veio ao mundo e falou palavras de luz. Contrariou o sistema vigente da época. Os poderosos, receosos, temiam perder seus privilégios. Como eu poderia entender isso¿ Fiquei no básico: só chorava. Morreu como bem está fundamentado numa piada. Ensinou o verdadeiro poder: Amai-vos. E não amassai-vos. Há corações que sentem um poder controverso. Eminentemente mecânico: o autoritarismo. O poder do forte sobre os fracos. Algumas sentenças de luz:”Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8,12) “Colocarei minhas leis na sua mente, e as inscreverei no seu coração”. (1Hb 8,10) “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que fechais o reino dos céus aos homens! Vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aos que querem entrar”.(Mt 23,13) ”Tu, porém, quando orares, entra no teu secreto, fecha a porta e ora a teu Pai às ocultas; e teu Pai, que vê o que é oculto, te há de atender”. (Mt 6,6) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. ((Jo 14,6) – Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes entrarão no reino de deus antes que vós. (Mt, 21,31) “Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis- e será completa a vossa alegria”. Então em teu NOME te peço: Transforma o ódio que grassa nos corações dos habitantes, nesse mar azul do universo... Que se transforme em AMOR.  

Nenhum comentário: