Páginas

9 de fev. de 2010

EM QUE ÉPOCA DA VIDA , NO PLANETA, A ÉTICA EXISTIU?

Diz que são as perguntas que movem o mundo e não as respostas. Já, há 479 a.C. Sócrates, filósofo grego, procurava cultivar entre os jovens virtudes como; honestidade, amor, prudência, etc...
Isso contrariava os sofistas. Esses, valorizavam as vantagens, não se importavam com os meios e sim com os fins. Até os dias de hoje, a sociedade está impregnada desses trogloditas que se alimentam da “miséria humana” que empregam “ardilosos intentos” sem se preocuparem com resultados funestos que atraem para si próprios.
Pergunto: Em que época da humanidade a ETICA, começou a existir? Qual o código mais antigo onde essa norma de conduta foi enumerada? No Vedas, no código de Hamurabi, na Bíblia? Sabe-se que apareceu nas primeiras sociedades primitivas e com certeza, não foi no código do Homem da Caverna. Ética ”ethos” origem do grego-significa modo de ser, caráter. ( Casa da Alma )
Sócrates foi condenado a tomar “cicuta”, acusado de corromper a juventude e Jesus ao Calvário e a morte de cruz, por ter pregado o “Amor ao Próximo e a Lei de Ouro.
Para onde está indo a América Latina? Com governantes autoritários e antidemocráticos, em quase todos os seus países?
Os bons exemplos vêm de cima. Falta aos jovens uma “educação aprimorada”, qualificação científica, preparo tecnológico e ao povo uma cultura atualizada, nessa era digital a qual estamos vivendo, mas o que move o cenário político são discursos, meramente eleitoreiros, sendo a principal preocupação angariar votos, na linha do populismo obsoleto com promessas e quando eleitos, são na maioria, esquecidas e nessas épocas são “tão éticos”, pegam criancinhas ao colo, ajudam velhinhos ....
A melhor maneira de combater esses vícios é o pensamento em Deus.
Salmo 97:2: “Cercam-no as nuvens e a escuridão; honestidade e justiça são a base de seu trono”.

Nenhum comentário: