Páginas

26 de mar. de 2008

China

É o terceiro maior país, atrás somente da Rússia e do Canada. É a 7ª economia e possue a maior população do mundo.
Considerado "Oficina do Mundo" pelo seu desenvolvimento econômico a partir do final dos anos
1970, quando a China deixou de lado a planificação da economia e abriu-se para o capitalismo.
É chamado "Império do Dragão" e traz na sua bandeira com fundo vermelho, cinco estrelas brilhantes. A maior, em destaque, representa a dinastia Han - mais de 92% dos chineses, pertecem a esta dinastia; as outras quatro representam etnias que estão sob a sua autonomia, entre elas está o Tibete, invadido e anexado a China em 1950. País do dalai-Lama que tem o budismo como base de sua nação. Eles lutam pela sua independência e suas manifestações são reprimidas com violência - o governo não respeita os direitos humanos.
É no leste da China que se encontra todo o seu apogeu. O centro e o oeste são pobres e existe uma grande devastação ecológica.
O seu povo é inteligente e trabalhador e muito obediente às leis e ao seu governo.
A China poderá conceder autonomia aos seus povos. Esses poderão trazer riquezas com a sua cultura, suas peculiaridades, num futuro próximo, com o crescimento de seu turismo.
E o mundo poderá orgulhar-se, não somente da sua grandeza: territorial, econômica, militar, nuclear, mas sim, pela grandeza de suas "determinações humanitárias" que moralmente a elevarão como sendo o maior império na face da terra. É uma nação de líderes inteligentes como fora Deng Xiao Ping com a sua monumental frase: Não importa se o gato é preto ou branco, o importante é que apanhe ratos. O que significa: não importa as ideologias e sim a praticidade ou
funcionalidade das ações.

Nenhum comentário: